Quase 300 produtos vencidos são apreendidos em supermercados pelo Procon - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Quase 300 produtos vencidos são apreendidos em supermercados pelo Procon

Quase 300 produtos vencidos são apreendidos em supermercados pelo Procon


 Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor nos supermercados da Capital apreendeu 287 produtos com prazo de validade vencido ou sem a data da validade, além de autuar três estabelecimentos. A inspeção iniciou na manhã desta terça-feira (18) e segue até a sexta-feira (21). O Procon-JP apreendeu produtos como carnes, linguiça, pizzas, bolos, panetones, doces (delícia de chocolate e pudim de leite) e cervejas.

Além de verificar irregularidades como a falta de validade ou prazo vencido dos produtos, os fiscais do Procon-JP também estão inspecionando o descumprimento das leis básicas que regem a relação de consumo, a exemplo da falta da precificação e da indisponibilidade de informações sobre órgãos de defesa do consumidor em local acessível – como um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e o número 0800 083 2015 do Procon-JP.

Os supermercados autuados terão um prazo de 10 dias para a defesa e podem ser penalizados com multas. O secretário Rougger Guerra esclarece que a operação de fiscalização nesses estabelecimentos é necessária para garantir que a legislação seja aplicada, principalmente na parte dos alimentos comercializados, porque se trata de uma questão de saúde.

O titular do Procon-JP salienta que o consumidor deve ficar atento na hora de comprar produtos perecíveis. “As pessoas nem sempre conferem a validade do produto que está comprando. No entanto, é importante que verifique isso já que consumir produtos fora do prazo indicado pode se tornar perigoso. Por isso, alerto ao cidadão que acione o Procon-JP caso encontre algum tipo de irregularidade nesses locais”.

Penalidades – As penalidades para o descumprimento à legislação nesses estabelecimentos serão aplicadas conforme o grau da infração e podem ir de multas (com o mínimo de R$ 5 mil) até a suspensão temporária do serviço. Rougger Guerra esclarece, ainda, que o valor da multa é proporcional ao número de apreensões, aumentando diante do quantitativo e da gravidade da irregularidade.

NOTICIA PARAIBA

Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages