Tecnologia 5G chega nesta sexta-feira em João Pessoa - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Tecnologia 5G chega nesta sexta-feira em João Pessoa

Tecnologia 5G chega nesta sexta-feira em João Pessoa

 A quinta geração de internet móvel, o 5G, será ativada nesta sexta-feira (29) em João Pessoa. A capital paraibana será a primeira cidade em todo o Nordeste a operacionalizar a tecnologia.

O 5G vai funcionar apenas em celulares mais recentes. Ao todo, segundo a Anatel, 67 celulares que suportam a tecnologia foram homologados como aptos pela agência para receber o sinal de internet.

A expectativa é de que o novo serviço seja oferecido sem custos adicionais aos planos dos consumidores junto às suas operadoras. Claro, TIM e Vivo são as empresas que ganharam o leilão pela frequência 3.5 GHz no Brasil, por onde o sinal do 5G vai ser transmitido.

Inicialmente, a Anatel havia previsto a chegada da nova tecnologia em João Pessoa somente para o final de setembro, devido a problemas de ordem logísticos na importação de equipamentos, o que fez a agência estender o prazo. No entanto, novamente, a data foi alterada para operacionalização já a partir de julho.

A quinta geração de internet móvel promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, conexão estável e maior taxa de transferência de dados, o que diminuiria a latência.

Além disso, a implementação da nova tecnologia forçará mais de 500 mil domicílios paraibanos a trocarem antenas parabólicas por aparelhos que sejam compatíveis com o sinal digital de TV. Em João Pessoa, a estimativa é de que a mudança deve aconteter para pouco mais de 1,5 mil usuários de antenas parabólicas tradicionais.

Confira as dúvidas frequentes sobre o novo serviço e as respostas:

Como trocar a parabólica por aparelhos compatíveis com o sinal digital?

A ‘Siga Antenado’, entidade criada pelas empresas de comunicação responsáveis pelo 5G no Brasil, será a responsável pela distribuição de kits para a população de baixa renda, que recebam algum tipo de auxílio do Governo Federal e que estejam inscritos no ‘CadÚnico’.

De acordo com informações no site da organização, para solicitar a instalação de novos aparelhos, o público da capital deverá entrar em contato com a central de atendimento da ‘Siga Antenado’, pelo número 0800 729 2404 ou pelo site http://www.sigaantenado.com.br/.

O 5G vai funcionar em 100% do território de João Pessoa ou somente em alguns pontos?

A Anatel não respondeu a este questionamento.

Em quais celulares a tecnologia vai funcionar?

De acordo com a Anatel, cerca de 67 aparelhos no Brasil estão aptos para poderem utilizar o sinal de 5G. Entre estes, estão celulares da Samsung, Motorola e outros fabricantes.

É possível adicionar a tecnologia a aparelhos que não a suportam?

Não. Só os aparelhos que tem o hardware preparado para se conectar com a antena 5G conseguirão acessar.

Em quanto será aumentada a velocidade da internet do 5G em relação ao 4G?

A nova tecnologia de internet móvel pode ser mais rápida em até 100 vezes em relação ao 4G, e terá a latência mais baixa, ou seja, um tempo menor de delay, ou atraso, em ligações telefônicas, por exemplo.

Vai ser preciso pagar mais às operadoras?

Inicialmente, não está previsto que os consumidores terão de pagar valores adicionais a mais para usufruir do novo serviço, que deverá ser oferecido no pacote regular do público.

G1

Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages