Hospital de Catolé do Rocha implanta novo serviço de ambulatório de mastologia - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Hospital de Catolé do Rocha implanta novo serviço de ambulatório de mastologia

Hospital de Catolé do Rocha implanta novo serviço de ambulatório de mastologia

 Com a finalidade de reforçar a prevenção e rastreio precoce de alguma alteração de mama, o Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, em Catolé do Rocha, implantou o ambulatório de Mastologia. E, já no primeiro dia de funcionamento do serviço, nessa quarta-feira (28), 12 pacientes, de sete municípios, foram atendidas. A iniciativa faz parte das ações do Governo da Paraíba de interiorização dos serviços de assistência médica.


A coordenadora do ambulatório, a mastologista Ilzinalda Ideão, explica a importância do serviço. “Aqui, vamos acompanhar a evolução de nódulos e também se for necessário realizaremos as cirurgias. A mastologia é um ramo da Medicina que diagnostica o câncer de mama, uma doença que é tão prevalente em mulheres, mas que, se identificada precocemente, tem altas chances de cura”, destaca a médica.


Joice de Sousa Bandeira acompanhou a sua mãe, a agricultora Francisca Bandeira, da cidade de Bom Sucesso, que foi uma das pacientes do primeiro dia do serviço. Segundo ela, a mãe começou com uma dor na mama esquerda, depois da realização da mamografia e ultrassom e os médicos que avaliaram o exame não identificaram alterações, mas a dor continuava persistente, o que levou a filha a procurar agendar uma consulta com um mastologista. Após passar pela avaliação médica, Francisca elogiou o serviço. “Esse atendimento aqui facilitou tudo, porque antes a gente tinha que ir para Sousa ou Patos e para a gente que não tem muita renda fica difícil de ir. O atendimento foi ótimo, eu gostei”, disse a paciente, que, após ser avaliada, foi orientada a fazer novos exames e retornar ao ambulatório com os resultados.


A estudante Iasmim Dutra Garcia, de 16 anos, da cidade de Brejo do Cruz, tem um nódulo na mama que foi descoberto recentemente e, antes do serviço estar disponível em Catolé, já tinha feito uma primeira consulta em João Pessoa. “Com esse consultório aqui, tudo ficou melhor, viajar para João Pessoa dificultava muito e agora posso ser acompanhada mais perto de casa”, disse ela, que também elogiou o atendimento no hospital. Neste primeiro dia, foram atendidas pacientes das cidades de Bom Sucesso, Brejo do Cruz, São Bento, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, Brejo dos Santos e de Alexandria (RN).


O diretor-geral do hospital, Fábio Cardoso, explica que a implantação deste novo serviço está incluída no projeto de expansão da unidade. “Em janeiro começamos o ambulatório de pré-natal de alto risco, agora iniciamos o de mastologia e, em breve, implantaremos o ambulatório de Endocrinologia, o de Triagem oncológica e o de cirurgias de cabeça e pescoço”, disse o médico, lembrando que essa expansão integra as ações de melhoria da assistência médico-hospitalar dos pacientes do sertão, obedecendo à estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de descentralizar serviços importantes e especializados também para o sertão paraibano.


Para ter acesso às consultas no ambulatório de mastologia, a paciente tem que procurar a Secretaria de Saúde do seu município, que agenda o atendimento no ambulatório do hospital, via sistema SisReg. No agendamento, já fica definido o horário e data da consulta. O serviço estará disponível uma vez por mês, sempre às quartas-feiras.


SECOM/PB


Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages