Secretaria de Saúde de Patos estuda começar processo de castração química em massa nos cães de rua - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Secretaria de Saúde de Patos estuda começar processo de castração química em massa nos cães de rua

Secretaria de Saúde de Patos estuda começar processo de castração química em massa nos cães de rua

 A proliferação descontrolada de cães de rua se tornou uma situação gritante da saúde pública no Município de Patos. Por todos os bairros, ruas e avenidas é possível encontrar cães perambulando, muitos deles doentes, provocando acidentes automobilísticos, atacando cidadãos e sofrendo por falta de comida e cuidados.


Recentemente, a Organização Não-Governamental Adota Patos reinaugurou sua sala de castração para pequenos procedimentos cirúrgicos e a esterilização de cães e gatos. A ONG recebeu uma subvenção de R$ 3.000,00 e ajuda de voluntários para manter o funcionamento da entidade que cuida de animais em situação de rua, porém, a quantidade fugiu do controle e se tornou impossível atender a demanda.


Rafael Gomes, presidente da Adota Patos, disse que a sala de castração começou a realizar os procedimentos com a ajuda de médicos veterinários voluntários e com contribuições simbólicas para estes profissionais. A meta é castrar o maior número possível de animais, mesmo com as dificuldades e limitações financeiras da ONG. Para movimentos que já cuidam de animais de rua, a entidade vai cobrar valores mínimos para os procedimentos.


O secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, relatou que realizou uma reunião com o veterinário Dilermano Dantas e com a diretora do Canil Municipal de Patos, Gabriele Mendes, a experiente Gabi, que tem muitos anos de histórica de cuidados com os animais de rua. O secretário estuda com os colaboradores a possibilidade de iniciar o procedimento em massa de castração química em cães machos.


A castração química oferece uma série de vantagens por ser uma opção mais econômica, de baixo risco e de forma simples para procedimentos não cirúrgicos e de menos dor, evitando estresse e com menor possibilidade de hemorragia e infecções. Outra vantagem é que o animal pode voltar ao seu habitat sem que se reproduza, evitando um dos maiores problemas atualmente, que é a proliferação descontrolada.


Leônidas Dias relatou que os levantamentos necessários começaram a ser tomados, mas não especificou data para o início da castração química nos cães machos que perambulam pelas ruas de Patos.


Polêmica Patos


Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages