Cantor João Gomes está sendo processo por poeta natural de Paulista-PB, acusado de copiar música - Riacho Notícias
how to make gifs
Cantor João Gomes está sendo processo por poeta natural de Paulista-PB, acusado de copiar música

Cantor João Gomes está sendo processo por poeta natural de Paulista-PB, acusado de copiar música

COMPARTILHE


 O cantor João Gomes está sendo processado por plágio na música ‘Eu Tenho a Senha’, seu hit de estreia e que compõe a trilha sonora do remake de ‘Pantanal’, na TV Globo. A autoria da melodia é reivindicada pelos paraibanos Judivan Macedo e Acrizio de França (esse natural de Paulista no Sertão). O processo está sob sigilo judicial.

Segundo os compositores, a melodia de ‘Eu Tenho a Senha’ foi criada por eles em 2012 para a música ‘Volta, Seu Luiz’, uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

“Essa melodia compõe uma letra que criamos em 2012, no centenário de Luiz Gonzaga. A gente fez essa homenagem por ele ser o ‘rei do baião’. A gente tem tudo documentado”, alega Judivan, que mora há mais de 30 anos no Ceará.

De acordo com ele, na época, a dupla enviou a música para muitos artistas, como Zé Ramalho e Elba Ramalho, por exemplo. Contudo, foi Francis Lopes, um cantor piauiense, o primeiro que decidiu gravar a canção em estúdio.

Quando a gente compõe, a gente faz uma inclusão direta no Ecad (Cadastro de Obras Musicais), que é um órgão que arrecada os direitos autorais e documenta essas coisas”.

JUDIVAN MACEDO

Compositor

Acrizio lembra ainda que Francis Lopes gravou a música numa madrugada de dezembro, em 2012, e que o vídeo está disponível no YouTube.

REGISTRO

Judivan e Acrizio são associados à Sociedade Brasileira de Administração e Proteção de Direitos Intelectuais (Socinpro), que faz esse registro de autoria, e dizem ter mais de 20 anos de experiência em composição para bandas nordestinas.

Na consulta ao sistema do Socinpro, é possível confirmar o registro da música ‘Volta, Seu Luiz’ nos nomes de Judivan e Acrizio, com interpretação de Francis Lopes. ‘Eu Tenho a Senha’ também consta na base de dados com autoria única de João Gomes, não associado ao Socinpro.

Registro da música ‘Volta, Seu Luiz’ no Socinpro.

Legenda: Registro da música ‘Volta, Seu Luiz’ no Socinpro.

No caso de ‘Eu Tenho a Senha’, a música é registrada como interpretada pelo próprio João Gomes e pelo cearense Tarcísio do Acordeon.

Registro da música Eu Tenho a Senha.

Legenda: Registro da música ‘Eu Tenho a Senha’ no Socinpro.

DIREITOS AUTORAIS E MORAIS

Judivan e Acrizio pedem, no processo, inserção imediata de seus nomes como compositores da música ‘Eu Tenho a Senha’, indenização por danos morais de aproximadamente R$ 500 mil, dentre outras coisas.

“Respeito ele. Um cara talentoso, que tem a música na veia. A gente não quer constranger. Jamais a gente vai querer constranger um jovem que está começando na música. A gente quer simplesmente os nossos direitos”, disse Judivan.

“Não quero atacar de forma alguma, admiro muito ele pela humildade, pelo talento. Só quero o que é de direito. A letra é dele, mas a melodia, não sei se infelizmente ou felizmente, é da nossa autoria”, completou Acrizio.

Informações com Diário do Nordeste

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages