Governo da Paraíba publica decretos com redução na cobrança do ICMS sobre combustíveis - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Governo da Paraíba publica decretos com redução na cobrança do ICMS sobre combustíveis

Governo da Paraíba publica decretos com redução na cobrança do ICMS sobre combustíveis

 O Governo da Paraíba diminui os índices alíquota de ICMS para os combustíveis através de três decretos publicados em edição suplementar do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (1º).


O primeiro decreto afirma que os Impostos Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – sobre as operações com os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo, não serão aplicadas alíquotas sobre as operações referidas em patamar superior ao das operações em geral.

Ele tem caráter excepcional e extraordinário e não revoga as disposições previstas na legislação estadual do ICMS, enquanto houver a aplicabilidade da Lei Complementar Federal no 194, de 23 de junho de 2022, e suas alterações.

Este caráter se dá porque os estados ainda tentam reverter a lei e uma decisão do ministro André Mendonça em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

Já o segundo decreto e terceiro decreto dão base de cálculo do ICMS para as operações com Diesel S10, Óleo Diesel, Gasolina Automotiva Comum – GAC, Gasolina Automotiva Premium – GAP, Gás Liquefeito de Petróleo GLP/P13 e GLP.

O novo calculo do tributo será a média móvel dos preços médios praticados ao consumidor final nos 60 meses anteriores à sua fixação (Convênio ICMS 81/22).

Os valores apurados serão informados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) até o dia 20 de cada mês, à Secretaria-Executiva do CONFAZ – SE/CONFAZ, que providenciará a divulgação e a publicação até o dia 25 do mesmo mês, para que os preços vigorarem a partir do primeiro dia do mês seguinte.

Apesar dos decretos, o Estado da Paraíba mantém as ações judiciais para tentar derrubar a redução na cobrança do ICMS.

ClickPB


Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages