Fiocruz recomenda volta do uso de máscaras na Paraíba devido ao aumento dos casos de Covid-19 - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Fiocruz recomenda volta do uso de máscaras na Paraíba devido ao aumento dos casos de Covid-19

Fiocruz recomenda volta do uso de máscaras na Paraíba devido ao aumento dos casos de Covid-19

 


A Fundação Fiocruz divulgou um boletim recomendando o retorno do uso nas máscaras em 24 estados brasileiros, entre eles a Paraíba.

A orientação é devido ao aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)  que corresponderam, nas últimas quatro semanas,  a 69% dos casos positivos para vírus respiratórios e em relação ao total de óbitos por vírus respiratórios, o estudo aponta a mesma propensão, 92,22% foram em decorrência do Sars-CoV-2 (Covid-19). 

Segundo o Boletim, durante este ano já foram notificados 155.227 casos de SRAG, sendo 75.012 (48,3%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 57.328 (36,9%) negativos, e ao menos 14.701 (9,5%) aguardando resultado laboratorial. Das ocorrências com resultado positivo para vírus respiratórios, 5,2% foram por influenza A; 0,1% por influenza B; 9,1% por Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 82,7% por Sars-CoV-2 (Covid-19).

Já o quadro nacional apresenta sinal forte de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas). O estudo destaca ainda que 17 das macrorregiões de saúde encontram-se em nível pré-epidêmico, 15 em nível epidêmico, 66 em nível alto, 19 em nível muito alto e uma em nível extremamente alto.

Em nível nacional, observa-se cenário claro de crescimento no número de casos semanais de SRAG associados à Covid-19 em todas as faixas etárias da população adulta. Para as ocorrências de SRAG na população em geral, a estimativa mostra  crescimento de 39,5% na média móvel de casos semanais na comparação entre a primeira e última semana de maio. Na população adulta, a partir de 18 anos, a estimativa é de que esse crescimento tenha sido de 88,7%.

Nas crianças e adolescentes, verificou-se manutenção do sinal de estabilização em patamar elevado nas faixas de 0 a 4 e 5 a 11 anos. 

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 607.515 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus na na Paraíba desde o início da pandemia.

A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 22, de 29 de maio a 4 de junho, que registrou 7,7 (6,9 – 8,6) mil casos de SRAG no país.

Fonte: Notícia Paraíba

Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages