Hospital de Patos vai integrar Projeto Lean para oferecer melhores serviços na urgência e emergência - Riacho Notícias

Policia

how to make gifs
Hospital de Patos vai integrar Projeto Lean para oferecer melhores serviços na urgência e emergência

Hospital de Patos vai integrar Projeto Lean para oferecer melhores serviços na urgência e emergência

 
Com o Projeto Lean nas Emergências de 35 hospitais públicos e filantrópicos que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) a superlotação dos serviços de urgência e emergência destas unidades teve uma redução de 38% entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, com uma redução média de 50% no tempo de permanência do paciente da urgência até a internação, e uma redução média de 11% no tempo médio de permanência na internação (de 8,5 dias para 7,6 dias). E a cidade de Patos, através do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), passou a integrar esse Projeto, a partir desta segunda-feira (11), quando foi feita a apresentação dele para a equipe.



 “O Projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do PROADI-SUS e tem o objetivo de auxiliar hospitais do SUS a reduzir a superlotação nas emergências. Nossa expectativa é de melhorar ainda mais nossa porta de entrada, ou seja, trabalhar a rotatividade de leitos na urgência e emergência, otimizando ações que melhorarão nosso desempenho e indicadores neste setor com impactos positivos em outros setores também”, destaca o diretor geral do Complexo, Francisco Guedes que também participou da apresentação do Projeto feita pela enfermeira especialista em processos, Suzan Alves de Oliveira, o consultor médico, André Luiz Fernandes e o coordenador médico do projeto Lean, Rodrigo Olyntho de Almeida.



A superlotação dos serviços de urgência e emergência nos hospitais do SUS é um fator que impacta todo o sistema de saúde. Além de longa espera, a superlotação causa outros problemas, como o aumento da média de permanência do paciente no hospital, desperdício de tempo e recursos, e menor giro de leitos. “Utilizando metodologias estruturadas de gestão para otimização de tempo, recursos e espaço, garantimos mais agilidade e segurança no atendimento. Isso provoca uma verdadeira mudança de cultura nos hospitais participantes e mostra que é possível agregar valor aos processos intra-hospitalares”, explica Rodrigo Olyntho.



Além da própria metodologia Lean, o projeto que será implantado em Patos também engloba o protocolo de capacidade plena, daily huddle que consiste em reuniões de equipe diárias de 10 minutos, além de estratégias de fluxo, entre outras ações. Durante a execução do projeto também serão implementados indicadores de gestão, como o NEDOCS, que mede a superlotação a partir do número de leitos, volume de pacientes e tempo de passagem pela urgência até a internação. “O Lean chega para otimizar ações, reduzir desperdícios, agregar valor ao serviço, reduzir superlotação e melhorar a qualidade de nosso atendimento na emergência com ganhos para a equipe da unidade e, sobretudo, para os pacientes que terão uma melhor disponibilidade e prestação de serviços”, afirma o diretor técnico do Complexo de Patos, Dr. Pedro Augusto.



Desde o início do projeto, em 2018, o Lean já foi implantado em 102 hospitais, de 24 estados brasileiros. Na Paraíba, apenas o Hospital de Trauma de Campina Grande e o Hospital de Trauma de João Pessoa já integraram o projeto. Em Patos, a primeira etapa de apresentação do Projeto já foi concluída e a partir de agora e durante 18 meses a equipe será treinada e monitorada por profissionais da Beneficência Portuguesa, com treinamentos locais e também em São Paulo. A cada trimestre haverá ainda visitas técnicas ao Hospital de Patos para averiguar a implantação do Lean.



Sobre o Lean



O Lean significa enxuto e é uma filosofia corporativa composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que visa valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade. Uma das bases da filosofia Lean é a busca pela redução dos desperdícios que deve ocorrer continuamente. O conceito é simples: desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Em resumo: faça somente aquelas atividades que criam ou agregam valor e que o cliente esteja disposto a pagar. Todas as outras atividades são desperdícios. Os hospitais participantes do Lean são escolhidos pelo Ministério da Saúde junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e passam por processo de indicação e análise para serem admitidos. A indicação do Complexo de Patos para integrar o Lean foi do ex-secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, mas a unidade passou também por um processo seletivo antes de ser admitida no projeto.

Saúde

Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages