Jovem Riachoense da IFPB e um dos alunos premiados em feira nacional e online para jovens cientistas - Site Riacho noticias
Jovem Riachoense da IFPB e um dos alunos premiados em feira nacional e online para jovens cientistas

Jovem Riachoense da IFPB e um dos alunos premiados em feira nacional e online para jovens cientistas

COMPARTILHE

Dois projetos desenvolvidos por alunos do Instituto Federal da Paraíba no campus de Catolé do Rocha, no Sertão do estado, foram premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). Os estudantes que receberam prêmios são do curso técnico integrado em edificações.

O evento aconteceu de forma totalmente virtual. A feira foi realizada entre os dias 26 e 28 de junho e reuniu cerca de 300 projetos finalistas, com pesquisas científicas de diversas áreas, desenvolvidas por professores e estudantes de todo o país.

Ao final da FBJC, o projeto "Desenvolvimento de pHmetro com plataforma arduino para deficientes visuais" foi premiado em terceiro lugar na área de engenharia.

O trabalho foi desenvolvido pelas estudantes Letícia Bezerra Sousa Diniz, Ana Beatriz Almeida e Hillary Diniz Saldanha; por Alexsandro Trindade, que é coorientador e Tainá Souza, orientadora do trabalho. A iniciativa também conquistou o segundo lugar no prêmio de excelência em inovação do Innovolab.

De acordo com a professora Tainá Souza, a ideia do projeto surgiu da necessidade de diminuir algumas limitações observadas por alunos com cegueira ou baixa visão. Ela explicou que associando a química e a informática, o equipamento foi programado para expressar o pH de uma substância por meio de um sinal sonoro, permitindo uma maior inclusão dos alunos nas aulas.

O outro projeto premiado foi a “Proposta de desenvolvimento de laboratório para ensino de robótica com arduino" que ficou em terceiro lugar no prêmio de excelência em inovação do Innovolab.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos Gabriel Soares da Costa, natural de Riacho dos Cavalos, Edna Dayara Aristides de Lima e Radymilla Cristiano Camilo; além do orientador Alexsandro Trindade Sales da Silva e do coorientador José de Arimatéia.

De acordo com Alexsandro Trindade, a ideia foi criar um kit de robótica com menor custo em relação aos que já existem, mais compacto e também mais fácil de transportar.

Alunos do IFPB têm projetos premiados em feira nacional e online para jovens cientistas — Foto: IFPB/Divulgação

 fonte G1 
Leia mais notícias em www.riachonoticias.net, siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Site Riacho noticias pelo WhatsApp (83) 9 9690-1026.

Pages