A partir desta quarta-feira (04 de setembro) a cidade de Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, se volta para a campanha do “Setembro Amarelo”, o mês dedicado a prevenção do suicídio. As ações acontecerão durante o mês todo e busca conscientizar a população sobre o ato e como evitá-lo.

Nesta quarta-feira (04), a partir das 08h00, será realizada uma LIVE (ao vivo) através da página oficial da Prefeitura de Catolé do Rocha (PMCR) no Facebook com o médico psiquiatra do CAPS DUDÉ I, Dr. Adriano Menezes, falando sobre o Setembro Amarelo.

Uma vasta programação será realizada de 04 até 26 de setembro, com destaque para as palestras sobre prevenção ao suicídio, rodas de conversas e muitos outros.
História

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que nacional. Monumentos como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, o Palácio do Itamaray, o Estádio Beira Rio, o Elevador Lacerda, e até mesmo times de futebol já participaram da campanha.
Além disso, o movimento também tem a participação da população que por meio das ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito para representar apoio à campanha, já despertam atenção e contribuem para a conscientização.
Confira a programação do setembro Amarelo 2019 em catolé do Rocha
CATOLÉ NEWS