EM DESTAQUE

EM DESTAQUE

Campanha de Vacinação contra sarampo e polimielite começa nesta segunda-feira



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. 
Em paralelo, a Paraíba promove, no mesmo período, a Campanha Estadual de Multivacinação com a intenção de estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. O dia D será em 18 de agosto, no PSF Imaculada I e III, em Bayeux.
A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, reforçou que a campanha nacional indiscriminada é voltada apenas para crianças de um ano a menores de cinco anos. A meta é vacinar 232.886 crianças na Paraíba.
“Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham comprovação vacinal. Quem já tomou a tríplice não precisa tomar novamente. Recomenda-se que, ao procurar uma unidade de saúde, o usuário apresente seu cartão de vacinação para avaliação da sua situação vacinal”, explicou. 
Ela ressaltou, ainda, que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.
Os pais e responsáveis pelas crianças são fundamentais para o sucesso das campanhas. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba. 
“Os responsáveis são importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças. Orientamos que eles levem a caderneta de vacinação para avaliação e registro. É fundamental que todas as crianças compareçam aos serviços de saúde, independente da sua situação vacinal”, informou a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara.
CLICK PB

Nenhum comentário

Redes

fb/https://www.facebook.com/Riachonoticias